Responsabilidade Social

Multiplan Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A Multiplan e seus empreendimentos desenvolvem ações diversificadas, sempre procurando beneficiar moradores e comunidades do entorno dos shoppings, além de funcionários, colaboradores de empresas terceirizadas e de lojistas. Os shoppings frequentemente cedem espaço de locação no mall para instituições exporem seus produtos e arrecadarem recursos; promovem e estimulam doações, eventos beneficentes e campanhas de cunho educacional. Quando da construção de novos empreendimentos, a Multiplan também realiza, em parceria com o poder público, uma série de melhorias nas cidades onde vai atuar, desde aprimoramento nos acessos ao shopping center até o desenvolvimento de ações sociais às comunidades mais próximas.

A preservação do meio ambiente é uma preocupação crescente em empresas do mundo todo.

A Multiplan e seus shopping centers tem pesquisado novas tecnologias e equipamentos para promover a redução do consumo de recursos naturais, como água e energia, além de adotar programas de tratamento de resíduos e reciclagem de materiais.

Desde 2005, o Pátio Savassi, em Belo Horizonte, realiza o Natal do Bem, ação que engloba uma campanha de doação de brinquedos para crianças carentes da comunidade Morro do Papagaio, localizada próximo ao shopping, além de outras instituições situadas na região metropolitana da cidade. Até hoje já foram doados milhares de brinquedos a mais de cem instituições como creches, escolas e hospitais, além do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), que atua em parceria com o poder público por meio de ações junto à iniciativa privada.

Educação

RepensaRH BarraShopping

Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional é o principal objetivo do projeto RepensaRH do BarraShopping, no Rio de Janeiro. Com atividades educacionais, de conscientização e de voluntariado, treinamento, saúde e qualidade de vida, o projeto valoriza a autoestima e estimula o exercício da cidadania. Uma das ações mais bem-sucedidas é o EstudaRH, programa que oferece cursos de ensinos Médio e Fundamental não apenas para funcionários do BarraShopping, mas também para funcionários terceirizadas e lojistas. Os formandos deste projeto tem prioridade nas promoções e contratações do shopping. O RepensaRH foi premiado pelo International Council of Shopping Centers 2008 na categoria Marketing/Serviços à comunidade.

Bom de Nota, Bom de Bola

Em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) Associação Pró-Esporte e Cultura, o RibeirãoShopping desenvolve o projeto Bom de nota, Bom de bola, que atende a 200 crianças entre 7 e 13 anos do Conjunto Habitacional João Rossi, próximo ao empreendimento. A participação nas atividades esportivas esta vinculada ao desempenho escolar, à disciplina e à freqüência às aulas.

Responsabilidade Ambiental

Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e com a ONG Solidariedade, a Multiplan investiu na criação do Centro de Transformação Socioambiental (CTSA), no Bairro Cristal, que abriga uma central de reciclagem de materiais, proporcionando a capacitação profissional da população do entorno, prioritariamente pessoas que vivem em habitações irregulares, com níveis de renda inferiores a três salários-mínimos por mês e em situação de vulnerabilidade social. O Centro também qualifica os trabalhadores com uma série de cursos nas áreas de educação ambiental, empreendedorismo e cidadania.

Economia de energia

O New York City Center, no Rio de Janeiro, é considerado modelo de uso inteligente de energia. O projeto arquitetônico – de ampla área aberta, com pé-direito de 35 metros e cobertura de lona branca de 5.400 m2 – favorece o uso da luz natural e a ventilação, dispensando o uso de ar condicionado. Essa cobertura de lona impede a entrada de calor, mas reflete a claridade, iluminando o ambiente. As luzes do shopping são acesas apenas no final do dia por meio de sensores. Em dias de muito calor são utilizados aspersores que emitem jatos de água para deixar o ar mais úmido, refrescando o ambiente. Todas essas medidas representam uma economia de cerca de 20% nos custos com energia em comparação com um shopping center de arquitetura tradicional.

Energia limpa

Os shoppings da Companhia estão adotando fontes alternativas de energia, provenientes de pequenas centrais hidrelétricas, usinas termelétricas que utilizam biomassa (recurso renovável oriundo de matéria orgânica) como combustível; usinas eólicas e usinas solares. Além de proporcionar uma redução nos custos se comparadas com a energia tradicional, essas fontes alternativas não emitem gases poluentes e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Adoção de canteiros

O BH Shopping adota aproximadamente 67 mil m2 de área verde em seu entorno, sendo responsável por serviços de jardinagem, manutenção, limpeza e conservação.

Investimentos Culturais

Projeto Grandes Encontros

Lançado em maio de 2003 pelo ShoppingAnáliaFranco em parceria com a Rádio Eldorado, o projeto Grandes Encontros consiste na realização de shows mensais gratuitos com grandes nomes da música popular brasileira. Desde 2005, o projeto agregou também o aspecto beneficente, incentivando os clientes a doarem um quilo de alimento não-perecível quando vão assistir aos shows. Mais de 10 toneladas de alimentos já foram coletadas e distribuídas para instituições e comunidades carentes localizadas no entorno do shopping.

Última atualização em 2016-12-05T15:28:07
Voltar