Antes de tomar uma decisão de investimento, os potenciais investidores devem considerar cuidadosamente todas as informações disponíveis neste website, em especial os riscos mencionados abaixo. Os negócios, situação financeira e resultados de operações da Multiplan podem ser adversa e materialmente afetados por quaisquer desses riscos e, por conseguinte, impactar negativamente os títulos emitidos pela Companhia. Os riscos descritos abaixo são aqueles conhecidos pela Multiplan e que acredita-se podem afetar de maneira relevante a Companhia. Riscos adicionais não conhecidos pela Multiplan ou irrelevantes também podem afetar os seus negócios.
- O Governo Federal exerceu e continua a exercer influência significativa sobre a economia brasileira. Essa influência, bem como a conjuntura econômica e política brasileira, poderá vir a causar um efeito adverso relevante nas atividades e no preço de mercado das ações da Multiplan.
- A inflação e as medidas governamentais para combatê-la podem contribuir para a incerteza econômica no Brasil e ter efeitos adversos sobre a economia brasileira, sobre o mercado de capitais brasileiro e sobre a Multiplan.
- A instabilidade cambial pode prejudicar a economia brasileira.
- As flutuações das taxas de juros podem gerar um efeito negativo nos negócios da Multiplan e no valor de mercado das suas ações ordinárias.
- A deterioração das condições econômicas e de mercado em outros países, principalmente nas economias emergentes, pode afetar negativamente a economia e o mercado de capitais brasileiro e os negócios da Companhia.
- A Multiplan pode não conseguir executar integralmente sua estratégia de negócio.
- Condições econômicas adversas nos locais onde estão localizados os seus Shopping Centers podem afetar adversamente seus níveis de ocupação e locação e, conseqüentemente, os resultados da Multiplan.
- Os resultados operacionais dos Shopping Centers administrados pela Multiplan dependem das vendas geradas pelas lojas neles instaladas, que são vulneráveis a períodos de recessão econômica.
- A construção de novos Shopping Centers próximos aos seus poderá prejudicar a capacidade da Multiplan de renovar locações ou de locar para novos lojistas, o que poderá requerer da Multiplan investimentos não programados, prejudicando os seus demais negócios.
- A Multiplan poderá não obter sucesso nas aquisições de novos Shopping Centers, o que pode afetar adversamente seus resultados operacionais.
- Determinados Shopping Centers de propriedade da Multiplan são constituídos em sociedade com outros grupos ou investidores institucionais, cujos interesses podem diferir dos da Companhia.
- A participação da Multiplan em Sociedades de Propósito Específico (SPEs), ou outras formas de parcerias (joint ventures), criam riscos adicionais para Companhia, incluindo potenciais problemas em seu relacionamento financeiro e comercial com seus parceiros.
- Possíveis dificuldades financeiras de certas Lojas Âncora nos Shopping Centers pertencentes à Multiplan poderão causar uma diminuição em sua receita e impactar adversamente seus negócios.
- Decisões judiciais e administrativas desfavoráveis podem afetar adversamente os resultados operacionais da Multiplan.
- A característica primordial dos Shopping Centers de serem espaços públicos pode gerar conseqüências que fogem do controle da administração, o que poderá acarretar danos materiais à imagem dos Shopping Centers, além de poder gerar eventual responsabilidade civil para a Multiplan.
- Os Shopping Centers pertencentes à Multiplan são localizados em grandes centros urbanos e podem estar sujeitos a fatores relacionados à violência urbana que fogem do seu controle.
- A Multiplan depende fundamentalmente de serviços públicos, em especial os de água e energia elétrica. Qualquer diminuição ou interrupção desses serviços poderá causar dificuldades na operação dos Shopping Centers e, conseqüentemente, nos resultados de seus negócios.
- Perdas não cobertas pelos seguros contratados podem resultar em prejuízos para a empresa, o que poderá gerar efeitos adversos sobre os negócios da Multiplan.
- Os interesses dos acionistas controladores podem entrar em conflito com os interesses dos investidores.
- Os contratos de locação no setor de Shopping Center da Multiplan possuem características peculiares e podem gerar riscos à condução dos negócios e impactar de forma adversa os seus resultados operacionais.
- Os setores de Shopping Center e imobiliário no Brasil são altamente competitivos, o que poderá ocasionar uma redução do volume das operações da Multiplan.
- As atividades das empresas dos setores de Shopping Center e imobiliário estão sujeitas a extensa regulamentação, o que poderá implicar maiores despesas ou obstrução do desenvolvimento de determinados empreendimentos, de modo a afetar negativamente os resultados da Multiplan.
- O setor imobiliário está sujeito a diversos riscos, tais como riscos normalmente associados
(i) às atividades de incorporação,
(ii) à escassez de recursos,
(iii) à diminuição nas demandas por imóveis, e
(iv) ao êxito na conclusão das obras.
- Um mercado ativo e líquido para as ações ordinárias da Multiplan poderá não se desenvolver, limitando a sua possibilidade de venda.
- O Estatuto Social da Multiplan contém disposições de proteção contra tentativas de aquisição hostil do seu controle e que pode dificultar ou atrasar operações que poderiam ser do interesse dos investidores nas ações ordinárias.
- A Multiplan poderá vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá resultar em uma diluição da participação do investidor no seu capital social;
- A Multiplan poderá não pagar dividendos ou juros sobre o capital próprio aos acionistas titulares de suas ações ordinárias.
- A venda substancial de ações ordinárias da Multiplan pode diminuir o valor de mercado dessas ações ordinárias.
- Os interesses dos empregados e administradores da Multiplan podem ficar excessivamente vinculados à cotação das ações emitidas, uma vez que sua remuneração baseia-se também em opções de compra de ações ordinárias da Companhia.