Diretoria e Conselhos

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Multiplan é o seu órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da Multiplan. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela indicação dos auditores independentes.

Nos termos do Estatuto Social da Multiplan, o Conselho de Administração se reúne, ordinariamente, ao menos uma vez a cada trimestre e, extraordinariamente, sempre que os interesses sociais exigirem. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião devidamente convocada e instalada.

De acordo com Estatuto Social da Multiplan, o Conselho de Administração deve ter, no mínimo, cinco e, no máximo, dez membros. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral, com mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pelos acionistas da Companhia reunidos em Assembleia Geral. De acordo com o Regulamento de Governança Corporativa Nível 2, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes. A condição de conselheiro independente deve ser expressamente indicada na Assembleia Geral que o eleger.

 

Membro do Conselho de Administração Cargo Data da eleição Término do mandato
José Isaac Peres Presidente 03/03/2023 até a AGO de 2024
O Sr. José Isaac Peres é Presidente do Conselho de Administração e atuou por quase 50 anos como Diretor Presidente da Multiplan, antes de ser sucedido na função pelo Sr. Eduardo Kaminitz Peres. Graduado em economia pela Faculdade Nacional de Economia da Universidade do Brasil, fundou a Multiplan em 1974 e, ao longo de sua trajetória profissional, participou e executou mais de 350 empreendimentos imobiliários e 35 mil unidades comercializadas no Brasil e no exterior. Foi fundador e idealizador da ABRASCE, assim como da Ademi – Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário.
Eduardo Kaminitz Peres Membro Efetivo 29/04/2022 até a AGO de 2024
O Sr. Eduardo Kaminitz Peres é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Multiplan. Cursou administração pela Universidade Cândido Mendes. Ingressou na Companhia em 1988, ocupando diversas posições desde seu ingresso. No ano 2000, assumiu uma posição à frente da área de Operações da Companhia e, em 2007, assumiu a Vice-Presidência de Operações, onde, amparado por seus mais de 30 anos de experiência profissional, liderou o desempenho de excelência dos shopping centers da Companhia.
Ana Paula Kaminitz Peres Membro Efetivo 29/04/2022 até a AGO de 2024
A Sra. Ana Paula Kaminitz Peres ingressou na Companhia em 2008, ocupando posições na área comercial desde seu ingresso. Em 2012, participou ativamente do projeto de inauguração do VillageMall, shopping que conta com marcas inéditas internacionais e nacionais consagradas no mercado de luxo. Atualmente, ela ocupa o cargo de Superintendente de Comercialização, atuando especialmente no relacionamento com marcas internacionais.
Hélio Lima Magalhães Membro Efetivo 20/10/2023 até a AGO de 2024
O Sr. Hélio Lima Magalhães é graduado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela Universidade George Washington. Possui mais de 30 anos de experiência em empresas multinacionais, tanto no Brasil como no exterior, tendo atuado como Presidente e Diretor Geral da American Express Brasil, de 2001 a 2006, como Presidente e Diretor Geral da American Express México, de 2006 a 2010, e como Presidente da Global Network Services Americas, de 2010 a 2012. Desempenhou, ainda, a função de vice-presidente do Citibank, atuando no Brasil e nos EUA, durante 17 anos. Atualmente, o Sr. Hélio Lima Magalhães ocupa os seguintes cargos em outras companhias: Presidente Conselho de Administração da Cia Melhoramentos São Paulo, Membro do Conselho de Administração do Banco de Crédito del Perú (Lima/Perú) e Presidente do Conselho de Administração da Evoltz Participações S.A. 
Gustavo Henrique de Barroso Franco Conselheiro Independente 29/04/2022 até a AGO de 2024
O Sr. Gustavo Franco é bacharel e mestre em Economia pela PUC-Rio, e Ph.D pela Universidade de Harvard. Entre 1986-1993 foi professor da PUC-Rio, pesquisador e consultor em assuntos de economia. No serviço público, durante 1993-99, ocupou cargos de alto escalão, até ser nomeado Presidente do Banco Central do Brasil, tendo participação central na formulação e execução do Plano Real. No ano 2000, fundou a Rio Bravo Investimentos e, em 2003, a Unik S/A, administradora de cartões de crédito consignado. Possui experiência anterior em diversos conselhos de administração e desde julho de 2016 é consultor para assuntos estratégicos do NuBank.
José Paulo Ferraz do Amaral Membro Efetivo 03/03/2023 até a AGO de 2024
O Sr. José Paulo Ferraz do Amaral é membro do Conselho. Graduou-se em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie de São Paulo, e pós-graduado pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo. De 1971 a 1985 trabalhou na Mesbla S.A., iniciando sua carreira na companhia como estagiário e chegando até o cargo de Diretor das Lojas de Departamentos. De 1985 a 1996 exerceu o cargo de Diretor Superintendente das Lojas Americanas, e participou ativamente na formação da sociedade criada entre Lojas Americanas e Walmart para operar a empresa Walmart Brasil. Participou de diversos cursos na área de administração de empresas relacionados à gestão de negócios, com destaque para o INSEAD, em Fontainebleau, na França, e Harvard Business School, nos Estados Unidos. Após ter deixado as Lojas Americanas, e em parceria com o Banco Pactual, atuou na recuperação da Mesbla S/A, obtendo pleno sucesso na recuperação da sociedade. Em 1997 passou a explorar uma propriedade rural com plantio grãos – de soja e milho, em uma área de 11.400 hectares localizada no município de Naviraí, MS.
Cintia Vannucci Vaz Guimarães
Membro Efetivo 03/03/2023 até a AGO de 2024
A Sra. Cintia Guimarães é graduada em direito pela Universidade de São Paulo – USP, possui Master of Laws (LL.M.) pela New York University School of Law e Post-MBA em Advanced Boardroom Program for Women na Saint Paul Escola de Negócios. Atualmente, é Regional Head, Latin America na Cadillac Fairview, na qual ingressou em 2014, e possui mais de 25 anos de experiência em transações, com foco em fusões e aquisições (M&A) e empreendimentos imobiliários. Antes de fazer parte da Cadillac Fairview, Cintia ocupou outros cargos seniores na TozziniFreire Advogados em fusões e aquisições, imobiliário, e financiamento de projetos (project finance), onde trabalhou por mais de 20 anos. Além disto, ela também trabalhou como associada estrangeira no escritório de advocacia Dewey Ballantine LLP. em Nova York por 2 anos.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Multiplan é um órgão de funcionamento não permanente, que quando instalado é composto de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros e exerce as atribuições e poderes conferidos pela lei.

Por solicitação de acionistas representando mais de 2% (dois por cento) do capital votante da Companhia nas Assembleias Gerais Ordinárias realizadas entre 2018 a 2021, o Conselho Fiscal foi instalado em 27 de abril de 2018 e permaneceu em funcionamento até a Assembleia Geral Ordinária realizada em 29 de abril de 2022.

Na Assembleia Geral Ordinária realizada em 28 de abril de 2023, o Conselho Fiscal foi novamente instalado, por solicitação de acionistas representando mais de 2,0% (dois por cento) do capital votante da Multiplan. Observado o disposto no Estatuto Social da Companhia, o Conselho Fiscal ora instalado é composto de 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes e possui prazo de funcionamento até a Assembleia Geral Ordinária que deliberar sobre as demonstrações financeiras referentes ao exercício social a se encerrar em 31 de dezembro de 2023.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, compete ao Conselho Fiscal, dentre outras atribuições, fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre o relatório anual da administração e sobre as propostas da administração relativas a modificação do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, planos de investimento ou orçamentos de capital, distribuição de dividendos, transformação e reorganizações societárias, denunciar erros, fraudes ou crimes à administração ou à assembleia geral, analisar as informações financeiras trimestrais, bem como examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras anuais.

 

Membro do Conselho Fiscal Cargo Data da eleição Término do mandato
Vitor Rogério da Costa Membro Efetivo 28/04/2023 até a AGO de 2024
O Sr. Vitor Rogério da Costa é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (1966) e cursou Master of Laws na Universidade da California – Berkeley (1970). É membro da International Fiscal Association, da Associação Brasileira de Direito Financeiro, foi membro da Comissão de Estudos do Mercado Acionário da CVM e membro do Conselho Consultivo do Museu Histórico Nacional. Recebeu a Ordem de Comendador do Rio Branco. Trabalhou no Escritório de Advocacia José Thomaz Nabuco (1966 a 1975) e no Escritório de Advocacia Gouvêa Vieira (1966 a 2009). Desde 2009 é sócio do Escritório Vitor Costa Advogados, onde atua em Direito Societário, Direito de Empresa, Direito Tributário, Mercado de Capitais, Capitais Estrangeiros e Banco Central.
Armando Villela Fossati Balteiro Suplente 28/04/2023 até a AGO de 2024
O Sr. Armando Villela Fossati Balteiro é Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). Trabalhou no escritório Chalfin, Godlberg & Vainboim Advogados Associados (2003 a 2005), como estagiário, e no Escritório de Advocacia Gouvêa Vieira como estagiário (2005 a 2006) e como advogado (2006 a 2009). Atualmente é socio do Escritório Vitor Costa Advogados atuando em Direito Societário, Direito de Empresa, Mercado de Capitais, Capitais Estrangeiros e Banco Central.
Ian de Porto Alegre Muniz Membro Efetivo 28/04/2023 até a AGO de 2024
O Sr. Ian De Porto Alegre Muniz é sócio da firma de advogados Veirano Advogados. É bacharel em direito pela Universidade Candido Mendes (1977). Possui pós-graduação em Direito Comparado pela Southwestern Legal Foundation, Dallas, Texas, EUA (1982).
Flávio El-Amme Paranhos Suplente 28/04/2023 até a AGO de 2024
O Sr. Flavio El-Amme Paranhos é sócio da firma de advogados Veirano Advogados. É bacharel em direito pela UERJ (1999) e possui Mestrado em Direito Internacional e Comparativo pela Chicago-Kent College of Law (2012).
Carlos Alberto Alvahydo de Ulhôa Canto Membro Efetivo 28/04/2023 até a AGO de 2024
O Sr. Carlos Alberto Alvahydo de Ulhôa Canto é sócio de Ulhôa Canto Rezende e Guerra – Advogados. É graduado em direito pela Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ (1968). Possui pós-graduação pelo Ceped/UEG (1969). Foi conselheiro da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ).
Christian Clarke de Ulhôa Canto Suplente 28/04/2023 até a AGO de 2024
O Sr. Christian Clarke de Ulhôa Canto é sócio de Ulhôa Canto Rezende e Guerra – Advogados. É bacharel em direito pela Universidade Candido Mendes (1993). Foi associado estrangeiro do escritório Shearman & Sterling, Nova York, EUA (1997).

Diretoria

Os Diretores da Multiplan são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração. Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato unificado de 2 anos, sendo permitida a reeleição.

O Estatuto Social dispõe que a Diretoria será composta de, no mínimo, dois membros, e no máximo, 10 membros, com as seguintes designações: um Diretor Presidente, de um a três Diretores Vice-Presidentes, e os demais Diretores sem designação específica. Um dos Diretores deverá ser designado para ocupar o cargo de Diretor de Relações com Investidores.

Conforme o Regulamento de Governança Corporativa Nível 2, todos os membros da Diretoria devem celebrar o Termo de Anuência dos Administradores como condição para ingressar na Diretoria. Por conta desse instrumento, os diretores da Companhia assumem responsabilidade pessoal pela observância do Contrato de Adoção de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2, do Regulamento da Câmara de Arbitragem do Mercado e do Regulamento de Governança Corporativa Nível 2.

 

Membros da Diretoria Cargo Data da eleição Término do mandato
Eduardo Kaminitz Peres Diretor Presidente 09/02/2023 05/05/2024
O Sr. Eduardo Kaminitz Peres é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Multiplan. Cursou administração pela Universidade Cândido Mendes. Ingressou na Companhia em 1988, ocupando diversas posições desde seu ingresso. No ano 2000, assumiu uma posição à frente da área de Operações da Companhia e, em 2007, assumiu a Vice-Presidência de Operações, onde, amparado por seus mais de 30 anos de experiência profissional, liderou o desempenho de excelência dos shopping centers da Companhia.
Armando d’Almeida Neto Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores 05/05/2022 05/05/2024
O Sr. d’Almeida é Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores. Tem mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro com grande parte dedicada ao mercado internacional. Até Janeiro de 2008 foi diretor presidente da BullTick Brasil Consultoria e membro do Conselho de Administração da BullTick Capital Markets. De 2000 até 2005 Sr. d´Almeida foi diretor do Santander Investment Securities em Nova York (Grupo Santander). De 1997 até 2000 foi diretor do Banco Bozano Simonsen. Cursou administração na Faculdade Cândido Mendes e possui certificações pela National Association of Securities Dealer – NASD. Foi também instrutor e diretor do Forex Club do Brasil.
Marcello Kaminitz Barnes Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento 05/05/2022 05/05/2024
O Sr. Barnes é diretor da Multiplan. Graduou-se em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1990. Juntou-se a Companhia em 1990, atuando como engenheiro das obras de expansão da Companhia, assumindo posteriormente a área de operações do BarraShopping. Foi responsável pelo desenvolvimento dos projetos em Miami e Estados Unidos. Atualmente é responsável pela área imobiliária e pelo desenvolvimento de novos negócios da Companhia.
Marcelo Ferreira Martins Diretor Vice-Presidente Operacional 28/02/2023 05/05/2024
O Sr. Marcelo Martins é formado em administração de empresas. Atua na Companhia desde 1994, tendo ingressado no grupo aos 19 anos e desempenhado variadas funções, dentre elas a de Superintendente, em diversos empreendimentos, incluindo NewYorkCityCenter, BarraShopping e ParkShopping. Em 2018, passou a ocupar a Diretoria Regional responsável pela operação dos shopping centers da Companhia em Brasília e Belo Horizonte. Entre 2021 e fevereiro de 2023, atuou como Diretor Regional responsável pelos shoppings da Multiplan no Estado de São Paulo.
Hans Christian Melchers Diretor sem designação específica 05/05/2022 05/05/2024
O Sr. Hans se juntou à Multiplan em 2006 e teve importante participação no desenvolvimento e operação dos departamentos de planejamento financeiro e relações com investidores. Atualmente, é responsável por nossas áreas de contabilidade, fiscal, planejamento e relações com investidores. De 2003 a 2004, ele fez parte da equipe de equity research do UBS Banco de Investimentos. De 2004 a 2005, ele fez parte do departamento de análise de crédito da Shell Marine. De 2005 a 2006, ele fez parte do escritório de gerenciamento de projetos (PMO) da Accenture. O Sr. Hans é formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), com MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IAG Master (PUC-RIO) e MBA em Gerenciamento Internacional pela Université Pierre-Mendès-France. Em 2012 ele se tornou um CFA Charterholder.
Vander Aloisio Giordano Diretor Vice-Presidente de Compliance e Institucional 05/05/2022 05/05/2024
O Sr. Vander Giordano é advogado (OAB/SP) e administrador de empresas (CRA/RJ), com MBA em Gestão pelo IBMEC do Rio de Janeiro. Trabalhou na Kroll Inc., empresa de consultoria com sede em Nova Iorque -USA, especializada em gestão de riscos e desenvolvimento de mercado por cerca de 17 anos. Atuou em projetos no Brasil, Estados Unidos e outros países na América Latina no gerenciamento de conflitos, soluções forense e em compliance, disputas jurídicas e comerciais envolvendo grandes empresas, suporte na análise de mercado com foco na entrada de investimentos e expansão operacional, relacionamento comercial e junto a agências reguladoras e governamentais, no desenvolvimento de novos negócios e planos de contingenciamento. Antes, trabalhou por 8 anos na Varig, em áreas de desenvolvimento de produto, contratos e logística aérea internacional. Coordenou projetos logísticos como a Fórmula 1 na etapa brasileira, dentre outros eventos.