Visão geral e histórico

Histórico

Fundada em 1975 por José Isaac Peres, a Multiplan é uma empresa imobiliária full-service, planejando, desenvolvendo, detendo e administrando um dos maiores e melhores portfólios de ativos comerciais do país.

Nosso portfólio está localizado nas principais regiões do Brasil, estrategicamente posicionado no vetor de crescimento dos grandes centros urbanos, impulsionando o desenvolvimento do entorno e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população. A Companhia também é pioneira na execução de projetos multiúso, construindo, nas proximidades de seus shoppings, edifícios comerciais, prédios residenciais e hotéis, que geram sinergias e fluxo de consumidores para os shoppings, ao mesmo tempo em que valorizam toda região.

Nossos shoppings

O conceito de shopping center da Multiplan, moldado ao longo de mais de quatro décadas de história, reúne comércio, lazer, entretenimento e serviços e busca proporcionar aos visitantes um ambiente confortável e prazeroso, criando muito mais do que centro de compras. Com a consciência de que a sociedade está sempre em evolução, a Companhia busca melhorar seus ativos ano após ano, antecipando tendências, investindo em inovação e trazendo mais conveniência, lazer e eficiência para seus clientes e lojistas.

Nossos números

Ao final de junho de 2019, a Multiplan detinha 19 shopping centers com Área Bruta Locável (ABL) total de 832.614 m² (650.762 m² de ABL própria) que geraram vendas de R$15,8 bilhões nos 12 meses anteriores. Os shopping centers da Multiplan possuem, somados, mais de 5.400 operações, que geram um tráfego anual estimado em 180 milhões de visitas. Adicionalmente, a Multiplan detinha – com uma participação média de 92,4% – dois conjuntos de torres comerciais com ABL total de 87.558 m² (80.878 m² de ABL própria), que combinada à ABL de shopping center somam uma ABL total de 920.172 m².

1975 a 1985

Nasce a Multiplan em 1975!

Neste período, a empresa inaugura seus cinco primeiros shoppings. O primeiro, o BH Shopping, em Belo Horizonte, foi construído em frente ao trevo rodoviário que deu origem ao logotipo da Multiplan. Em seguida vieram o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto; o BarraShopping, no Rio de Janeiro; o MorumbiShopping, em São Paulo; e o ParkShopping, em Brasília. A Multiplan lança também o condomínio residencial de alto luxo Chácara Santa Elena em São Paulo, seu primeiro empreendimento imobiliário.

Por dentro do Shopping:

Naquela época, shopping centers eram sinônimos de consumo. Possuíam um ambiente organizado, pé direito mais baixo e vitrines menores, e eram projetados para terem pouca ou nenhuma interação com o ambiente externo. Os shoppings tinham muitas lojas âncoras e de departamentos. Alimentação era sinônimo de fast-food, e Lazer de cinema.

  • ABL
  • 120 mil
*dados de 1985

1986 a 1995

Anos de consolidação dos shoppings existentes, além de outras experiências de negócio!

Nesta época, a Multiplan conclui 15 expansões em seus shoppings em operação, e inaugura seu primeiro empreendimento internacional, o CascaiShopping, em Portugal, que anos depois seria vendido ao seu sócio Português. A Multiplan inova com a inauguração do Centro Médico BarraShopping, primeiro centro médico dentro de um shopping center. No segmento imobiliário, a Companhia entrega o condomínio residencial Barra Golden Green (Rio de Janeiro) e o Morumbi OfficeTower (São Paulo).

Por dentro do Shopping:

Nestes anos, os shoppings passam a atender à demanda por conveniência, reduzindo o foco até então exclusivo no consumo. Os ambientes ganham um pouco mais de iluminação natural, com a abertura de claraboias nos tetos, e com mais variedade de lojas e atividades. O mix de operações começa a ser afetado pela mudança nos hábitos da população. São criadas áreas gourmet com restaurantes de destaque, além de novas opções de lazer e diversão.

  • ABL
  • 180 mil
*dados de 1995

1996 a 2005

Retomando o desenvolvimento de novos empreendimentos!

Quatro shoppings nascem, aumentando de cinco para nove o número de ativos no portfólio da Multiplan: o DiamondMall (Belo Horizonte), o New York City Center (Rio de Janeiro), o ShoppingAnáliaFranco (São Paulo) e o ParkShoppingBarigüi (Curitiba), além de 8 expansões concluídas no período.

No segmento imobiliário, entregamos o Centro Empresarial BarraShopping, no Rio de Janeiro, o II Villaggio, condomínio residencial de alto luxo em Miami, e dois edifícios residenciais na região da Península, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Por dentro do Shopping:

Neste período, os visitantes passam a buscar conveniência, agilidade e bem-estar, e os shoppings se adaptam para otimizar o tempo de seus clientes, trazendo ainda mais serviços, tais como academias, supermercados, e escritórios corporativos anexos aos shoppings. O espaço de lojas torna-se mais setorizado, facilitando a busca de consumidores por produtos e serviços específicos.

  • ABL
  • 351 mil
*dados de 2005

2006 a 2015

Abertura de capital e aceleração do crescimento!

O período marca o início da negociação das ações da Multiplan, em 2007. Com os recursos da abertura de capital, a Multiplan acelera o seu desenvolvimento e inaugura sete novos shoppings, localizados em Porto Alegre, São Paulo, São Caetano, Jundiaí, Rio de Janeiro, e Maceió. A Companhia adquire outros dois ativos, o Shopping Pátio Savassi, em Belo Horizonte, e o Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto. No segmento imobiliário, cinco torres comerciais e uma residencial são concluídas, todas anexas aos shoppings da Companhia em Porto Alegre, São Paulo e Brasília. Em 2015, a ação da Multiplan passa a integrar o Índice Bovespa, principal índice de ações do Brasil.

Por dentro do Shopping:

Neste momento, os visitantes passam a valorizar novas experiências oferecidas pelos shoppings, e as lojas passam a ser mais que pontos de venda tornando-se pontos de exposição de marca, com experiências sensoriais, aulas práticas e novas interações com o público. Os shoppings ganham mais áreas verdes, praças e espaços abertos para realização de eventos, além de ambientes personalizados para públicos específicos, como áreas para família e espaços teen.

  • ABL
  • 858 mil
  • Vendas nos Shoppings
  • R$13,3 B
  • Receita Líquida
  • R$1.085,4 M
*dados de 2015

2016 até hoje

Planejando o próximo ciclo de crescimento, e ingressando na era Omni!

A Multiplan inaugura o ParkShoppingCanoas, no Rio Grande do Sul, e aumenta sua participação acionária no BarraShopping, MorumbiShopping, e ParkShoppingBarigüi. Inicia em 2018 as obras do ParkJacarepaguá, no Rio de Janeiro, o 20º empreendimento da Companhia.

Por dentro do Shopping:

Com o surgimento de novas tecnologias e a transformação dos hábitos da sociedade, os shoppings começam a se adaptar à era digital. Surge o conceito Omnichannel, unindo o varejo virtual ao físico, aprimorando assim a experiência do cliente.

Com arquitetura mais “clean” e uma preocupação crescente com o uso de materiais sustentáveis e adaptáveis a diversos tipos de projetos e lojistas, os ambientes se tornam mais aconchegantes, com ainda mais área verdes e espaços destinados para interações sociais, exercendo a função dos espaços públicos com mais segurança e praticidade.

  • ABL
  • 920 mil
  • Vendas nos Shoppings
  • R$15,8 B
  • Receita Líquida
  • R$1.285,0 M
*dados de jun/2019 (12 meses)

1975 a 1985

1986 a 1995

1996 a 2005

2006 a 2015

2016 até hoje