Como Montar o Modelo da Multiplan
- Receita de locação
- Receita de locação de lojas: maior parte da receita da Companhia. É proveniente dos contratos de locação de espaços comerciais nos shopping centers. Esses contratos, usualmente, possuem vigência de cinco anos, são indexados ao IGP-DI com ajustes anuais no aniversário do contrato e têm aumentos reais contratuais ao longo dos cinco anos. O valor do aluguel é com base no maior entre (i) um aluguel mínimo, determinado em contrato; e (ii) um aluguel calculado pela aplicação de um percentual – também definido em contrato – que incide sobre o total do faturamento da loja. No mês de dezembro, de acordo com a Lei do Inquilinato, o valor do aluguel mínimo é devido em dobro. Para uma simulação simplificada do cálculo do efeito do reajuste do IGP-DI, consulte a planilha disponível no site de RI (link);
- Receita de locação de quiosques e merchandising: proveniente do aluguel de espaços temporários, geralmente nos corredores e nos estacionamentos dos shopping centers. Essa linha inclui receitas de quiosques, stands, cartazes, totens digitais, locação de espaços em pilares, portas e escadas rolantes, entre outros pontos de exposição;
- Receita de locação de torres comerciais: proveniente dos aluguéis de espaços comerciais nas torres para locação da Companhia, indexados ao IGP-M, com ajustes anuais no aniversário do contrato. Os contratos possuem prazos variáveis, mas geralmente são de 5 anos;
- Apropriação da receita de aluguel linear (linearidade): método contábil que tem como objetivo retirar a volatilidade e sazonalidade das receitas de aluguel. O reconhecimento contábil da receita de locação, incluindo o aluguel sazonal e reajustes contratuais quando aplicáveis, é baseado na linearização da receita durante o prazo do contrato independente do prazo de recebimento.
- Receita de serviços
- Taxas de corretagem dos proprietários: cobradas a partir de um percentual dos contratos de locação e de cessão de direitos assinados;
- Taxas de administração de shopping centers cobradas dos demais empreendedores: calculadas por meio de um percentual que incide sobre a receita líquida operacional do shopping center;
- Taxas de administração do shopping center cobradas dos lojistas: dividida entre a taxa do condomínio, calculada com um percentual do total das despesas condominiais; e uma taxa de fundo de promoção, calculada como um percentual do total das despesas com promoção dos empreendimentos.
- A linha de Receita de cessão de direitos (CD) reconhece os impactos da(s):
a. Cessão de direitos: o valor pago pelo lojista para ingressar no shopping center. A sua receita é reconhecida na conta de receita de cessão de direitos em parcelas lineares, somente após o momento de uma abertura de loja, pelo período do contrato de locação;
b. Luvas invertidas: incentivos dados principalmente às empresas que locam espaços nas torres comerciais, mas também a operações estratégicas em determinados shopping centers. As luvas invertidas têm um impacto negativo na linha de Receita de cessão de direitos (CD) e são reconhecidas em parcelas lineares;
c. Taxa de transferência ou taxa de intermediação: cobrada a partir da troca de locatários no shopping center. Os lançamentos contábeis são feitos seguindo o regime de competência.
- Receita de estacionamento: resultado da receita de estacionamento líquida dos valores repassados aos sócios da Multiplan nos shopping centers e condomínios.
- Receita de venda de imóveis: proveniente da comercialização das unidades comerciais e residenciais incorporadas pela Companhia. O reconhecimento dessa receita segue a metodologia PoC (Percentage of Completion), onde se verifica o andamento da obra de determinado empreendimento para apurar o resultado de uma venda. Para entender mais sobre a metodologia PoC, acesse o estudo de caso (link).
- Despesas de sede: inclui as despesas com a sede da Companhia, são elas: despesas com pessoal (administrativo, operacional e desenvolvimento) da matriz e filiais, além de gastos serviços de terceiros, marketing corporativo e viagens.
- Despesas com remuneração baseada em ações: refere-se a remuneração variável concedida aos executivos da Companhia que têm por objetivo premiar o atingimento de metas. Mais detalhes sobre os planos em vigor estão disponíveis nas demonstrações financeiras mais recentes, na nota “Pagamento baseado em ações”.
-
Despesas de propriedades
-
Despesas com encargos de lojas vagas: os empreendedores dos shopping centers são os responsáveis pela manutenção da loja quando a mesma está vaga, tendo como principal custo os encargos do condomínio e o IPTU referentes a estas lojas;
-
Despesas com escritório para locação: encargos (condomínio e IPTU) e demais custos de manutenção dos escritórios para locação vagos;
-
Corretagem: despesas com comissões pagas aos corretores da Companhia relacionadas ao aluguel das lojas e espaços comercializados nos shopping centers e escritórios para locação;
-
Despesas com auditoria: a Multiplan e seus sócios nos empreendimentos são responsáveis pelo custeio das auditorias internas das vendas dos lojistas e das auditorias externas dos condomínios, do fundo de promoção e do resultado operacional dos shopping centers;
-
Publicidade e fundo de promoção: é comum que os empreendedores (Multiplan e seus sócios nos empreendimentos) contribuam esporadicamente com um percentual do total do fundo de promoção arrecadado pelos lojistas para ajudar a custear as despesas de promoção e campanhas nos shoppings;
-
Provisão para créditos de liquidação duvidosa: constituída para cobrir possíveis perdas na realização do contas a receber de locação de lojas e cessão de direitos. Baseado na análise individual de cada lojista devedor, independente do prazo de vencimento do saldo vencido.
- Despesas com novos projetos para locação: despesas pré-operacionais, atreladas a projetos greenfield e expansões, contabilizada como despesa na demonstração de resultados, conforme estabelecido no pronunciamento CPC 04 em 2009.
- Despesas com projetos para venda: despesas pré-operacionais, geradas nas operações de desenvolvimento imobiliário para venda, contabilizada como despesa na demonstração de resultados, conforme pronunciamento CPC 04 em 2009.
- Custo de imóveis vendidos: associado com os negócios de incorporação imobiliária e são compostos, primariamente, pelos custos de construção do empreendimento, custo do terreno e despesas gerais com seu desenvolvimento.
- Resultado de equivalência patrimonial: refere-se, principalmente, à participação detida pela Companhia no ShoppingSantaÚrsula (37,5%) e no Parque Shopping Maceió (50,0%). Para fins de análise nas demonstrações financeiras gerenciais essas participações são consolidadas nos resultados da Companhia.